Dia da Santíssima Trindade
Rev. Edson
Cortasio Sardinha
No
domingo após o Pentecostes a Igreja Celebra o Dia da Santíssima Trindade. Os
Ciclos do Natal e da Páscoa apontam para a Ação do Deus Triuno na Salvação da
humanidade.
Há
somente um DEUS, e uma só Trindade (ou "triunidade"). Deus subsiste numa
unidade de três pessoas igualmente divinas e distintas.
A oração familiar e cotidiana dos judeus, extraída de
Deuteronômio 6.4, enfatiza a suprema grandeza da unidade divina: "Ouve,
Israel, o Senhor nosso DEUS é o único Senhor". A palavra
"único", aqui usada, corresponde ao hebraico, "echad",
que pode representar uma unidade composta ou complexa. Embora o hebraico possua
uma palavra que signifique "somente um" ou "o único",
"yachid",
esta jamais é usada em
relação a DEUS.
Paralelamente a unidade de DEUS, deparamo-nos com o
conceito de sua personalidade. A personalidade envolve o conhecimento (ou
inteligência), os sentimentos (ou afetos) e a vontade. O PAI, o FILHO e o ESPÍRITO
SANTO,
cada um de per si, revelam tais características à sua própria maneira.
O ESPÍRITO SANTO, por exemplo, faz coisas que o mostram
realmente como uma pessoa distinta, e não como mero poder impessoal (At 8.29;
11.12; 13.2,4; 16.6,7; Rm 8.27;
15.30; 1Co 2.11;
12.11). A personalidade também requer comunhão. Todavia, antes da existência do
Universo, onde estava a possibilidade de comunhão? A resposta está na Trindade.
A
unidade de DEUS não exclui a possibilidade de nela haver personalidades
compostas. Há três personalidades distintas, cada qual inteiramente divina, mas
encontram-se tão harmonicamente inter-relacionadas que resultam numa única
essência. Como se vê, seria totalmente errado afirmar que na Trindade haja três
deuses e Uma maneira de se desvendar as distinções das pessoas, na divindade, consiste em se
observar as funções atribuídas especificamente a cada uma delas.
DEUS PAI é relacionado à obra da criação; DEUS FILHO é o
principal agente da obra de redenção da humanidade; e DEUS ESPÍRITO SANTO é a
garantia de nossa herança futura. Esta tríplice distinção é esboçada no
primeiro capítulo de Efésios.
Contudo, não devemos pressionar tais distinções, pois há
abundante testemunho bíblico quanto à cooperação do FILHO e do ESPÍRITO SANTO
na obra da criação: o PAI criou através do FILHO (Jo 1.3); o
ESPÍRITO SANTO pairava gentilmente sobre a terra, preparando-a para os seis
dias da criação (Gn 1.2). O
PAI enviou o FILHO ao mundo para efetuar a redenção (Jo 3.16),
e o próprio FILHO, em seu ministério, veio "no poder do ESPÍRITO" (Lc4.14).
O PAI e o FILHO, de igual modo, tomam parte no ministério
do ESPÍRITO SANTO, que consiste em santificar o crente. A Trindade é uma
comunhão harmoniosa dentro da deidade. Essa comunhão é amorosa, porque DEUS é
amor. Mas esse amor é expansivo, e não auto-centralizado.
Ele requeria que, antes da criação, houvesse mais de uma
Pessoa dentro do Divino Ser. Um importante vocábulo para se guardar, no tocante
à doutrina da Trindade, é "subordinação". Há uma espécie de
subordinação na ordem das relações das pessoas da Trindade, mas sem qualquer
implicação quanto à natureza de cada uma delas.
O FILHO e o ESPÍRITO são declarados como
"procedentes" do PAI. É uma subordinação, pois, quanto às relações,
mas não quanto à essência. O ESPÍRITO, por sua vez, é declarado procedente do
PAI e do FILHO. Esta é a declaração ortodoxa da Igreja Ocidental, adotada por
ocasião do Concílio de Nicéia, em 325 d.C, e
incorporada em diversos credos.
Embora o termo "trindade" não seja encontrado em
nenhum lugar da Bíblia, há numerosas passagens que lhe fazem alusão. Um exemplo
é visto de maneira clara nos eventos que cercam o batismo de JESUS no rio
Jordão: -Batizado JESUS,
saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO de DEUS descendo
como pomba, vindo sobre ele. E
eis uma voz dos céus, que dizia: Este é meu FILHO amado, em quem me
comprazo" (Mt 3.16,17).
Nos 25 Artigos de Religião, John Wesley inicia dizendo:
“Há um só Deus vivo e verdadeiro,
eterno, sem corpo nem partes; de poder, sabedoria e bondade infinitos; criador
e conservador de todas as coisas visíveis e invisíveis. Na unidade desta
Divindade, há três pessoas da mesma substância, poder e eternidade - Pai, Filho
e Espírito Santo.
Fonte
pesquisada: Livro A TRINDADE de Willian W.Menzies e
Stanley M.Horton, Rio de Janeiro: CPAD, 1995.
Os 25 Artigos de Religião dos
Metodistas. Cânones 2012.