Como
surgiu o Novo Monasticismo na Igreja Evangélica?
Introdução:
O que é o Novo Monasticismo?
Tanto o termo em si, e a existência
real do movimento chamado de novo monasticismo teve realmente
suas origens na escrita, o ensino e prática de Dietrich
Bonhoeffer .
Começou no dia 26 de abril de 1935,
quando Bonhoeffer colocou em prática o seu interesse no ensino
monástico na fundação de um seminário ilegal em Zingst, Alemanha ,
durante a Segunda Guerra Mundial. Em junho do mesmo ano, mudou-se
para Finkenwalde . A Polícia de Segurança do Estado
fechou a instituição em 1937, prendendo 27 dos seus alunos.
No mesmo ano, Bonhoeffer escreveu
seu famoso livro, o Preço do
discipulado . Dietrich foi
executado pelos nazistas em 9 de abril de 1945 em Flossenburg, na
prisão , apenas algumas semanas antes do fim da Segunda Guerra
Mundial. Ele tinha 39 anos.
I.
1940: Irmão Roger de Taizé, na França
O irmão
Roger (luterano) deixou
sua casa na Suíça e se mudou para a França para
ajudar os refugiados fugindo da ocupação nazista. Ele fundou a comunidade
monástica de Taizé , em França .
Embora à primeira vista e de muitos
modos, aparentemente era uma parte do"monaquismo antigo" ,
mas sua Comunidade monástica ajudou a construir muitos dos "marcos" da
corrente "do monaquismo Novo" no sentido criar
uma "ponte" entre os dois.
É uma Comunidade monástica
independente, que era no início Interdenominacional e Protestante. Eles agora se referem como um
grupo "ecumênico". Atualmente, seus monges
também incluem os membros da Igreja Católica Romana e Ortodoxa
Oriental .
Três marcas de Taizé no novo
monaquismo:
1.) Taizé foi a
primeira comunidade independente monástica (não filiado a
uma denominação).
2.) Taizé foi a
primeira Comunidade Interdenominacional monástica (a
primeira protestante, mais tarde, incluindo Católica
Romana e Ortodoxa
Oriental).
3.) Taizé foi
a primeira Comunidade monástica a apelar para um grande número de jovens. Começando
em 1950, e especialmente a partir de 1960. São Jovens em número cada vez maior
na busca de Deus e do sentido da vida.
II.
1944: Irmandade Evangélica de Maria
As fundadoras foram Madre
Basilea (Drª Klara Schlink, 1904 - 2001), doutorado em Psicologia na
Universidade de Hamburgo, 1934 - foi líder do Movimento Cristão das Estudantes
Alemãs e Madre Martyria (Erika Madauss,1904 - 1999), formada Faculdade de
Treinamento para Assistência Social, em Hamburgo e Londres.
Madre Basilea e Madre
Martyria tomaram uma corajosa posição cristã, durante o regime de Hitler.
Quando era a presidente nacional do "Movimento Cristão das Estudantes
Alemãs" (1933-35), Madre Basilea recusou-se a compactuar com a política
nazista, que impedia aos judeus cristãos de participarem dos encontros e
reuniões.
Durante a II Guerra Mundial ela arriscou a
vida e a carreira, falando publicamente sobre o destino singular de Israel.
Convocada duas vezes a comparecer perante a polícia de segurança nazista pelo
fato de proclamar o senhorio de Jesus Cristo, permitiram-lhe que saísse ilesa,
a despeito de sua firme postura.
Madre Martyria mantinha
estudos da Bíblia para jovens e também ensinava-lhes o Antigo Testamento,
que era proibido durante o regime de
Hitler.
Em 11 de Setembro de
1944 Darmstadt (Alemanha) é destruída por um ataque aéreo; mais de 12.000
pessoas foram mortas. Durante anos as Madres haviam orado por um reavivamento
nos grupos de estudos bíblicos para moças que elas lideravam; agora, suas
orações haviam sido atendidas -mas de maneira diferente daquela que haviam
esperado. Naquela noite, as moças conheceram a Deus em Sua santidade, como Juiz
e Senhor sobre a vida e a morte. Nada podia ficar escondido; nenhum
cristianismo morno poderia manter-se em Sua presença santa.
Em seguida àquela noite
de terror, houve um movimento dentre as moças, para que trouxessem à luz o pecado e recebessem o perdão. "Onde existe perdão
dos pecados, há também vida e salvação" (Martinho Lutero). O momento de
Deus havia chegado. Das cinzas surgiu vida nova.
Tem
início uma nova Irmandade Evangélica: 30 de março de 1947: Cerimônia inaugural da
Irmandade, na casa dos pais da Madre Basilea, chamada "Casa
Steinberg", que havia, em grande parte, escapado ao bombardeio.
O co-fundador, Paul
Riedinger, um Pastor-Superintendente da Igreja Metodista (f. 1949), deu à
Irmandade o nome de Maria, a mãe de Jesus, que exemplificava a fé e a dedicação
à vontade de Deus, seguindo Jesus até à cruz.
As primeiras Irmãs eram
na maioria da igreja luterana, mas atualmente a Irmandade conta com membros de
muitas denominações evangélicas, procedentes de 18 nacionalidades.
III. R.A. Torrey III, funda a Abadia de Jesus na Coréia em 1964
Por volta de 1964, Reuben
Archer Torrey III , um sacerdote episcopal e Missionário na Ásia
( ele tinha sido criado na China, seus pais também foram missionários ),
neto de Dwight
Moody's, R.A.Torrey , fundada a Abadia de Jesus como uma
comunidade missionária da Coreia.
É filiada
livremente com a Episcopal Church. Eles são evangélicos na doutrina e são uma Comunidade Monástica Leiga. Usam o termo "monges" ao
se referir a si mesmos.
IV. 1994: Comunidade Northumbria
IV. 1994: Comunidade Northumbria
O Nether Springs Trust foi criada em meados
dos anos oitenta, na jornada espiritual em finais dos anos setenta e início dos
anos oitenta por John e Linda Skinner e Andy
Raines , que começaram a tentar seguir Dietrich Bonhoeffer nas
idéias de um novo monasticismo --- pessoas comuns aprendendo e
praticando em suas próprias vidas, os aspectos da espiritualidade monástica
tradicional.
Em 1989 Nether Springs fundiu
com o Ministério Northumbria, e em 1994 tornou-se Comunidade Northumbria
(uma comunidade dispersa).
São evangélicos influenciados tanto
pelos primeiros franciscanos
como pelos primeiros monges celtas.
V.
1999: S G Preston ( Monge Preston ) e sua esposa Linda (Monja
Linda ) co-fundam a The Prayer Fundação e os Cavaleiros
de Oração: Ordens Monásticas
Em 1999, a SG
Preston ( Monk Preston ) e
sua esposa Linda ( Linda Monk ),
fundam a Oração
Fundação , um ministério Evangélico Interdenominacional para promover
e incentivar a oração no Corpo de Cristo. Acreditam que todos os
ministérios cristãos, também devem pregar o Evangelho.
A partir de
outubro 2007, registraram Monges em 7 países da América e Europa e mais de
1.700 voluntários em 43 países no mundo.
Ao mesmo tempo, eles fundaram
a Interdenominacional ( Monjes que permanecem em suas próprias
denominações ) a Ordem Monástica Cavaleiros de Oração como um dos ministérios da Fundação Oração.
Foi
a primeira Ordem Monástica para permitir Monjas.
Ensinaram que o monaquismo deveria
ter sido posto à prova das grandes doutrinas dos protestantes da Reforma, como a Igreja institucional foi, e chegaram
à conclusão de que os monges
devem ser autorizados a casar .
Mais tarde, eles aprenderam que os
monges cristãos Celtas (400-1100 dC) também tinham essa opinião, e também
estavam muito ocupados com missões, viajando como monges missionários para a
Inglaterra e Europa Continental.
Oração Fundação re-definiu
o termo "Monge", indicando: "tudo o que realmente
significa o termo" monge "é um cristão, especialmente dedicado à
Palavra de Deus e a oração" .
Em 19 de julho de 1999, Linda se
tornou a primeira mulher
Monja: a
primeira mulher a receber oficialmente"status de monja" na
história do cristianismo. Eles são uma moderna Ordem Religiosa dos
monges celtas no espírito Franciscano.
VI.
O crescimento do Novo Movimento Monaquismo: 2004-2005
Entre 2004 e 2005 dezenas de Ordens
evangélicas monásticas foram formadas, principalmente em nos EUA, mas
também no Reino Unido. Estes costumam combinar grupos de casados e solteiros,
alguns com filhos. Fazendo missões e evangelismo em suas próprias
localidades, e geralmente zelosos para ajudar os pobres.
A ideia é ir além de aceitar a
Cristo, e viver o Evangelho em sua vida diária. Os termos Novo Monaquismo e Neo-Monaquismo entrou
em uso geral para descrever o que é agora um movimento, e começa a influenciar
a comunhão cristã inteira.
Em 2008 foi estimado mais de 100 grupos na América do Norte que afirmam ser "evangélicos" e "monástico" de acordo com o The Boston Globe (3 de fevereiro de 2008).
Em 2008 foi estimado mais de 100 grupos na América do Norte que afirmam ser "evangélicos" e "monástico" de acordo com o The Boston Globe (3 de fevereiro de 2008).