sábado, 1 de dezembro de 2012

Primeiro Domingo do Advento




Primeiro Domingo do Advento
Início do Ano Cristão
Rev. Edson Cortasio Sardinha



            O Advento começa às vésperas do quarto Domingo antes do Natal e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus. É o início do Ano Cristão. Caminharemos nos passos de Cristo até novembro de 2013. Reviveremos o ministério da Salvação e celebraremos ao Deus da vida.
            O Tempo do Advento possui duas características:  Nas duas primeiras semanas  a nossa expectativa se volta para a segunda vinda definitiva e gloriosa de Jesus Cristo, Salvador e Senhor da história, no final dos tempos. As duas últimas semanas, dos dias 17 a 24 de dezembro, visam em especial, a preparação para a celebração do Natal, a primeira vinda de Jesus entre nós.
            Celebramos o Cristo que veio, o Cristo que vem todos os dias e o Cristo que virá para buscar sua Igreja.

I. O Ano Cristão.
            O Ano Cristão é comemorado em dois Ciclos e dos Tempos. Ciclo do Natal: Advento - Natal - Epifania - Batismo do Senhor. 1º Tempo Comum: Jesus dá início as suas primeiras pregações. Anuncio do Reino. Ciclo da Páscoa: Quaresma - Semana Santa - Páscoa - Pentecostes. 2º Tempo Comum: Revivemos tudo que Jesus disse e fez para a nossa Salvação. Vivência do Reino. Termina com a celebração de Cristo, o Rei do Universo.
            O Lecionário Comum está organizado para ter as leituras dominicais em três anos. Cada ano as leituras são retiradas de um Evangelista. Ano A (Mateus); Ano B (Marcos) e ano C (Lucas). João é lido nas principais solenidades. Este ano será o Ano C onda caminharemos no testemunho de Lucas.


II. A Palavra Advento
            Advento — adventus, em latim — significa vinda, chegada. É uma palavra que designava a vinda anual de uma divindade pagã, ao templo, para visitar seus adoradores.
            Na linguagem corrente, significava também a primeira visita oficial de um personagem importante, ao assumir um alto cargo. Assim, algumas moedas de Corinto perpetuam a lembrança do adventus augusti, e um cronista da época qualifica de "adventus divi" o dia da chegada do Imperador Constantino.
            Nas obras cristãs dos primeiros tempos da Igreja, especialmente na Vulgata, "adventus" se transformou no termo clássico para designar a vinda de Cristo à terra, ou seja, a Encarnação, inaugurando a era messiânica e, depois, sua vinda gloriosa no fim dos tempos.

III. A Origem da Celebração do Advento
            As primeiras orações de preparação para o Natal aparecem no século V, quando Perpétuo, Bispo de Tours, estabeleceu um jejum de três dias, antes do nascimento do Senhor. É também do final desse século, na Espanha, a “Quaresma de São Martinho”, que consistia num jejum de 40 dias, começando no dia seguinte à festa de São Martinho.
            Gregório Magno (590-604) foi o primeiro a redigir um ofício para o Advento, e o Sacramentário Gregoriano é o mais antigo em prover os cultos próprios para os domingos desse tempo litúrgico.
            No século IX, a duração do Advento reduziu-se a quatro semanas, como se lê numa carta do Papa  Nicolau I (858-867) aos búlgaros. E no século XII o jejum havia sido já substituído por uma simples abstinência.
            O objetivo da igreja era produzir nos fiéis uma grande expectativa pela vinda do Salvador, orientando-os para o seu retorno glorioso no fim dos tempos.
            Atualmente o Advento é celebrado em dois aspectos: a vinda definitiva do Senhor e a preparação para o Natal, mantendo a tradição das 4 semanas. Não podemos celebrar a liturgia, sem levar em consideração a sua essencial dimensão escatológica.

IV. Advento nas Igrejas Orientais
            Nos diversos ritos orientais, o Advento formou-se com uma característica acentuadamente ascética.
            Na liturgia bizantina destaca-se, no domingo anterior ao Natal, a comemoração de todos os patriarcas, desde Adão até José, esposo de Maria.
            No rito siríaco, as semanas que precedem o Natal chamam-se “semanas das anunciações”. Elas evocam o anúncio feito a Zacarias, a Anunciação do Anjo a Maria, seguida da Visitação, o nascimento de João Batista e o anúncio a José.

V. Advento nas Igrejas Ocidentais
            É na liturgia romana que o Advento toma um sentido um pouco diferente. Segue um método pedagógico muito vivo.
            No primeiro domingo aparece as leituras de Jesus, cheio de glória e esplendor, poder e majestade, rodeado de seus Anjos, para julgar os vivos e os mortos e proclamar o seu Reino eterno, após os acontecimentos que antecederão esse triunfo.“
            Como ficar de pé diante do Filho do Homem? A nós cabe corar de vergonha, como diz a Escritura. A Igreja então convida ao arrependimento e à conversão e nos coloca, no segundo domingo, diante da grandiosa figura de João Batista, cuja mensagem ajuda a ressaltar o caráter penitencial do Advento.
            Com a alegria de quem se sente perdoado, o terceiro domingo se inicia com a seguinte proclamação: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto”. É o domingo Gaudete (da alegria).
            No quarto domingo, anuncia a chegada do verdadeiro Sol de Justiça, para iluminar todos os homens. Vemos o Testemunho de Maria e José em receber o Filho de Deus, o Salvador do mundo.

VI. As Figuras do Advento
            Nas leituras do Advento encontramos importantes figuras que nos ajudam a entender a teologia e espiritualidade deste período.
            Isaías e Jeremias: são os profetas que, durante os tempos difíceis do exílio do povo eleito, levavam a consolação e a esperança.
            João Batista: A figura de João Batista ao ser o precursor do Senhor e aponta-lO como presença já estabelecida no meio do povo, encarna todo o espírito do Advento; por isso ele ocupa um grande espaço na liturgia desse tempo, em especial no segundo e no terceiro domingo.
            Maria: Assim como Deus precisou do sim de Maria, hoje, Ele também precisa do nosso sim para poder nascer e se manifestar no mundo; assim como Maria se "preparou" para o nascimento de Jesus, a começar pele renúncia e mudança de seus planos pessoais para sua vida inteira, nós precisamos nos preparar para vivenciar o Seu nascimento em nós mesmos e no mundo, também numa disposição de "Faça-se em mim segundo a sua Palavra" (Lc 1, 38), permitindo uma conversão do nosso modo de pensar, da nossa mentalidade, do nosso modo de viver, agir etc.
            José: Nos textos bíblicos do Advento, se destaca José, esposo de Maria, o homem justo e humilde que aceita a missão de ser o pai adotivo de Jesus. Ao ser da descendência de Davi e pai legal de Jesus, José tem um lugar especial na encarnação, permitindo que se cumpra em Jesus o título messiânico de "Filho de Davi". José é justo por causa de sua fé.

VII. A Coroa do Advento
            Os cristãos tem o costume de fazer a coroa do Advento com quatro velas (ou cinco) em suas casa e na igreja. A coroa do Advento tem origem protestante.
            Em 1833, foi criada na Alemanha, em Hamburgo, a  “Rauhes Haus” (Casa Rústica) para abrigar crianças da rua, ensinar profissões e gerar recursos próprios para que as crianças não voltassem a pedir esmolas. O pastor visionário que criou a Rauhes Haus com 25 anos de idade chamava-se Johann Heinrich Wichern (*1808 +1881).
            Todo ano ele celebrava o tempo de Advento com meditações, cânticos e reflexões. Para contextualizar aqueles momentos o pastor Wichern pendurou uma roda velha de carroça no teto da sala da Rauhes Haus. No primeiro domingo de Advento colocou a primeira grande vela a queimar sobre a roda. Depois, nos seis dias seguintes, seis velas pequenas. Daí, no segundo domingo de Advento, novamente a segunda vela grande e isso se repetia até o Natal. Um dia antes do Natal queimavam 24 velas referida roda.
            As meninas e os meninos da Rauhes Haus passaram a chamar aquele tempo de “Meditação das Velas”. Passaram-se dois anos e aquela pequena Comunidade decidiu enfeitar a roda iluminada com ramos de pinheiro. Foi assim que nasceu a primeira Coroa de Advento dentro da Igreja Luterana. Muitas pessoas que visitavam a “Rauhes Haus” achavam aquele símbolo muito significativo. Como nas suas moradias particulares não havia muito espaço para uma Coroa de Advento com 24 velas, optaram por uma menor com quatro, uma para cada domingo. Assim nasceu este símbolo protestante que nos prepara para o Natal.

VIII. Oração do Primeiro Domingo do Advento
            Neste primeiro domingo do Advento no Livro de Oração Protestante (Livro de Oração Comum,) tem a seguinte oração:
            "Deus Onipotente, dá-nos a graça de rejeitar as obras das trevas e vestir-nos das armas da luz, durante esta vida mortal, em que teu Filho Jesus Cristo, com grande humildade, veio visitar-nos; a fim de que, no último dia, quando ele vier em sua gloriosa majestade, para julgar os vivos e os mortos, ressuscitemos para a vida imortal, mediante Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, agora e sempre. Amém".

IX. As Leituras do 1º Domingo do Advento
            A primeira Leitura é Jeremias 33.14-16. O profeta diz que virá um dia quando Deus cumprirá suas palavras de Boas Novas. Virá o renovo da justiça. Por causa do renovo que é Jesus, Jerusalém será chamada Justiça nossa.
            O salmo lido ou cantado é o 25. O Salmista espera em Deus (3). Pede que o Senhor lhe ensine o caminho e guie pela verdade. Deus é aquele que guia pelo caminho da justiça. É um salmo que clama pela  reconciliação, pelo livramento e pelo perdão dos pecados. Busca o Deus que nos prepara para o encontro com o Senhor que virá.
            A epístola lida é I Ts 3.12-4.2. Paulo ora para que o Senhor de a igreja dos tessalonicenses a   santidade e a preparação necessária para que a igreja esteja pronta para a Vinda do Senhor e finaliza rogando a igreja para que viva progredindo em santidade e preparação para a volta do Senhor.
            O Evangelho lido é Lc 21.25-36. Onde o Senhor Jesus fala dos acontecimentos finais de sua gloriosa vinda ao mundo. O mundo será abalado e todos verão "o Filho do Homem vindo numa nuvem, com poder e grande glória". A igreja precisa esperar em santidade e vigiar em oração para poder permanecer firme diante do Senhor.

Conclusão:
            Este é o primeiro domingo do Advento. Aponta para o retorno glorioso de Jesus para buscar a sua igreja. Assim como Jesus nasceu e as profecias se cumpriram, também Jesus voltará para buscar a Igreja e as profecias serão cumpridas.
            A mensagem do primeiro domingo do Advento é: Se prepare para o segundo Advento do Senhor Jesus. Ele voltará!

Leia também:

  •       Advento do Natal - 54 perguntas e respostas sobre o Ciclo do Natal -  José Bortolini - Paulus.
  •       Coroa de Advento. História, símbolos e celebrações. Frei Alberto Beckhäuser - Editora Vozes.
  •       Viver o ano litúrgico. Reflexões para os domingos e solenidades. Frei Alberto Beckhäuser - Editora Vozes.
  •       Advento. Aquele que virá, veio e vem. Antonio Francisco Lelo / Sidnei Fernandes Lima / Gustavo Montebello  - Paulinas.
  •       Ciclo do Natal (O). Celebrando a encarnação do Senhor. Bruno Carneiro Lira (Org.)  Paulinas.
  •       "Advento & Natal - A celebração da esperança do povo de Deus". Edição de outubro/novembro de 1997 do Mosaico, da Faculdade de Teologia-SP.
  •       Advento_ Liturgia e Espiritualidade - http://www.franciscanos.org.br - 26/11/2012
  •       Advento: Acadêmicos Arautos - Site dos Institutos de Teologia e Filosofia dos Arautos. http://academico.arautos.org - 26/11/2012
  •       Qual a origem do Advento? http://www.pastoralis.com.br - 26/11/2012.