sexta-feira, 2 de março de 2012

Quaresma: Tempo favorável


É difícil para alguns protestantes entenderem o que é Quaresma. Quaresma é o tempo de pararmos e recordarmos o dia da nossa conversão. É também o tempo para perguntarmos: Será que não preciso me converter de verdade? O que está faltando em minha conversão? Quais são as áreas da minha vida que ainda não foram convertidas?
A Quaresma é «tempo favorável» para a confissão e o perdão, antes de nos aproximarmos do altar do Senhor.
São Cirilo de Jerusalém (313-350), bispo de Jerusalém, em sua Catequese para o Batismo, nº 1, escreve:
É agora o tempo da confissão. Confessa os teus pecados de palavra e de ação, os da noite e os do dia. Confessa-os neste «tempo favorável» e, no «dia da salvação» (Is 49,8; 2Co 6,2), recebe o tesouro celeste. [...] Deixa o presente e crê no futuro. Andaste tantos anos sem parares os teus trabalhos vãos aqui da terra, e não podes parar quarenta dias para te ocupares do teu próprio fim? «Parai! Reconhecei que Eu sou Deus», diz a Escritura (Sl 46,11). Renuncia ao chorrilho de palavras inúteis, não digas mal nem escutes o maldizente, mas dispõe-te desde já a orar. Mostra, na ascese, o fervor do teu coração; purifica esse receptáculo, para receberes uma graça mais abundante. Porque a remissão dos pecados é dada de modo igual a todos, mas a participação no Espírito Santo é concedida segundo a medida da fé de cada um. Se não te esforçares, recolhes pouco; se te esforçares muito, grande será a tua recompensa. És tu próprio que estás em jogo; vela pelos teus interesses.
Se tens um agravo contra alguém, perdoa-lhe. Acabas de receber o perdão dos teus pecados; impõe-se, portanto, que também perdoes o pecador, senão como dirás ao Senhor: «perdoa-me os meus muitos pecados», se tu próprio não perdoares ao teu companheiro de trabalho algumas faltas que tenha cometido contra ti? (cf Mt 18,23ss).