terça-feira, 3 de dezembro de 2013

1º Domingo do Advento
Ficai atentos e preparados!
Mateus 24.37-44

 
Introdução:
            A palavra Advento (do latim adventus) significa vinda, chegada, início.
            O Advento é um tempo de preparação para o Natal.
            Vivemos o Advento olhando para o Cristo que veio; para o Cristo que virá e para o Cristo que vem todos os dias ao nosso encontro.
            São quatro domingos antes do Natal. É uma caminhada de oração e esperança.
            No primeiro domingo examinamos as palavras do Senhor sobre a necessidade de vigilância.
            Precisamos vigiar para não sermos surpreendidos com a volta do Senhor.
            A vinda do Senhor causará um terrível susto para as pessoas despreparadas.

I. Os dias de Noé.
            O Senhor Jesus usa o exemplo dos dias de Noé para falar de sua vinda para buscar a Igreja e estabelecer novo céu e nova terra: (37) “Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem”.
            Nos dias de Noé ninguém esperava um dilúvio. Eles (38) “comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento”.
            Noé entra na Arca com sua família, e as pessoas (39) “não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos”.
            Sabemos que na época de Noé o dilúvio foi provocado pelo pecado e o crescimento da maldade (Gn 6.5-13), mas Jesus não menciona isso.
            Ele fala da vida despreocupada com as coisas de Deus. As pessoas viviam com tanto entretenimento que não observaram a família de Noé entrando a arca.
            Jesus diz: (39) “...assim será também a vinda do Filho do Homem”.
            Será algo tão repentino que as pessoas não irão perceber. O Senhor diz: (40) “Então, dois estarão no campo, um será tomado, e deixado o outro; (41) duas estarão trabalhando num moinho, uma será tomada, e deixada a outra”.
            Hoje vivemos como na época de Noé. O mundo está cada vez mais secularizado. As pessoas tem tempo para tudo e nunca para o Senhor. Hoje o Senhor precisa de discípulos e discípulas que vivam como Noé, preparando a Volta do Senhor anunciando o seu Evangelho (Mt 24.14).
            Como está o mundo hoje?

II. Vigilância.
            O Senhor ordena a igreja a vigiar: (42) “Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor”.
            Muitas pessoas vivem fazendo cálculos para tentar descobrir quando o Senhor voltará. Sabemos que isso é proibido pela palavra de Deus. Não nos pertence “saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder
(At 1.6-8).
            Nossa tarefa é única: viver em vigilância.
            Vigiar é viver em santidade, obediência, trabalho na obra do Senhor e abstinência do pecado.
            Vigiar é semear a justiça do Senhor. É viver em diário arrependimento. Todos os dias, precisamos em oração, perguntar: “Senhor! Onde tenho falhado como servo?”
            Como tem sido sua vida de oração?

III. Vinda como Ladrão
            O ladrão vem quando a pessoa não está esperando. Por isso o Senhor Jesus diz: (43) “considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa”. (I Ts 5.2).
            O Cristão tem que viver acautelado e prevenido. Jesus diz: (24) “...ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do Homem virá”.
            “A hora em que não cuidais”. Muitos cristãos vivem desapercebidos. Parece que o mundo só acabará com sua morte. Muitos pensam inclusive que a morte irá demorar a chegar.
            Precisamos estar prevenidos na Espera do Senhor. A qualquer momento virá buscar a sua igreja, ou a qualquer momento poderá nos recolher através da morte.
            Por isso devemos viver valorizando o que Deus valoriza: o amor, a misericórdia, o carinho, a solidariedade e a justiça.
            Devemos viver cada dia admirados como se fosse o primeiro e prevenidos como se fosse o último, cumprindo a tarefa de fazer discípulos e discípulas para o Senhor Jesus.
            Você tem valorizado cada segundo de sua vida? Como?

Conclusão:
            Precisamos sempre viver preparados para o segundo Advento do Senhor. A melhor forma de celebrar o Natal é olha-lo como o cumprimento das profecias. Assim como Deus cumpriu todas as profecias sobre o primeiro Advento do Senhor, assim também cumprirá fielmente as profecias sobre o segundo Advento. Nossa tarefa é viver a justiça do Senhor e semear o Evangelho ganhando almas e semeando a paz.

Oração final:
            Deus Onipotente, dá-nos a graça de rejeitar as obras das trevas e vestir-nos das armas da luz, durante esta vida mortal, em que teu Filho Jesus Cristo, com grande humildade, veio visitar-nos; a fim de que, no último dia, quando ele vier em sua gloriosa majestade, para julgar os vivos e os mortos, ressuscitemos para a vida imortal, mediante Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo, agora e sempre. Amém.