segunda-feira, 6 de maio de 2013


Festa da Ascensão do Senhor
A Glorificação de Cristo
Lc 24,46-53
 
Rev. Edson Cortasio Sardinha


A Festa da Ascensão do Senhor suscita em nós esperança e alegria.
Neste sétimo domingo da Páscoa oramos:
Ó Deus, Rei da glória, que exaltaste o teu único Filho Jesus Cristo com grande triunfo ao teu celeste reino; suplicamos-te que não nos deixes desconsolados, mas nos envies o teu Santo Espírito para nos confortar e conduzir ao alto e santo lugar, onde nosso Senhor Jesus Cristo já nos precedeu, o qual vive e reina contigo e com o Espírito Santo, um só Deus, agora e sempre. Amém” (Livro de Oração Comum).
Celebramos hoje a Ascensão do Senhor: Cristo não somente foi ressuscitado pelo Pai, mas também, neste mesmo Espírito, recebeu do Pai, como verdadeiro homem, todo o poder no céu e na terra. É este o sentido da festa de hoje.
Cristo Jesus, ao ressuscitar, saiu da morte e entrou na glória do Pai. A ressurreição e a ascensão são dois momentos, dois aspectos de um único acontecimento: a glorificação do Cristo feito homem e entregue à morte.
Então, qual a diferença entre a ressurreição e a ascensão?
Na ressurreição, contemplamos o Cristo totalmente glorificado pelo Pai na força do Espírito. Toda a sua natureza humana foi divinizada, impregnada pela vida divina, que é o Espírito Santo. É este o mistério da ressurreição. Ao ser glorificado, ele, que é uma pessoa divina, é entronizado com todo o poder no céu e na terra: ele, ressuscitado, é constituído Senhor do universo, Senhor da história, Senhor da nossa vida.
Na ascensão contemplamos Jesus entrando no céu e sendo glorificado a direita do Pai. É isto que a Escritura e a Tradição querem dizer ao afirmar que ele está “sentado à direita de Deus Pai”: Ele tem o mesmo poder do Pai, ele recebeu o senhorio sobre tudo. É este o significado da ascensão.
“Um de nossa raça está dentro da Trindade, um de nossa raça é Senhor do céu e da terra, um de nossa raça é Senhor dos anjos, um de nossa raça está no topo de todas as coisas” (Dom Henrique).
O Evangelho de hoje exprime esta realidade. Os Atos dos Apóstolos também afirmam que Jesus “foi elevado ao céu” “uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não podiam mais vê-lo”.
Além de subir para o céu, o “subir”, aqui, tem um sentido também qualitativo: “subiu para uma vida superior, para uma plenitude que não é deste mundo. Ele, agora, está totalmente imerso no mundo de Deus. É este o significado da nuvem que o encobre” (Dom Henrique).
Na Ascensão, a glorificação do Senhor Jesus é completada.
Jesus na glória estaria pronto para enviar o Espírito Santo sobre a Igreja para que esta pudesse  caminhar na Missão da Santíssima Trindade.