segunda-feira, 6 de maio de 2013


A Espiritualidade do 6º Domingo da Páscoa

Rev. Edson Cortasio Sardinha
Estamos caminhando com o Cristo Ressuscitado. Após sua ressurreição, Jesus esteve com os apóstolos 40 dias. Foram dias de preparação para a Missão da Igreja.
As leituras deste domingo são: At 15.2,22-29 / Sl 67 / Ap 21.10-14,22-23 / Jo 14.23-29 e Jo 17.20-26.
Os textos falam da promessa do Espírito Santo e a liturgia nos prepara para a bendita ascensão do Senhor que é comemorada na próxima quinta-feira e celebrada no domingo seguinte.
Já estamos nos despedindo deste maravilhoso período litúrgico e aguardando a vinda do Espírito.
            Em Jerusalém existe uma capela chamada Capela da Ascensão. Esta é uma pequena igreja onde está a relíquia chamada rocha da Ascenção de Jesus, e, a fictícia marca do seu pé cravada na pedra. O local é gerido e mantido por muçulmanos, já que o recinto está dentro de uma mesquita. No passado era o local de uma grande igreja. Desta igreja ficou apenas a Capela. Todos os anos há uma permissão muçulmana para a celebração de uma vigília e uma missa franciscana pela ascensão do Senhor na quinta-feira da sexta semana da Páscoa.
            Para o sexto domingo da Páscoa o livro de Oração Comum, sugere a seguinte prece (Coleta): Pai eterno, o teu reino vai além do espaço e do tempo; concede que neste mundo de constantes mutações nos fixemos naquilo que permanece para sempre. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém.
            Para a véspera da ascensão, quarta-feira à noite, temos a seguinte coleta: “Pai eterno, teu Filho subiu aos céus e tem autoridade neste e no mundo futuro; dá-nos a fé de saber que Ele vive na sua Igreja sobre a Terra, e que no fim dos tempos todo o mundo verá a sua glória; o qual vive e reina, contigo e com o Espírito Santo um só Deus, agora e sempre. Amém.”
Na quinta-feira, Dia da Ascensão, a oração segue desta forma: “Senhor soberano, teu Filho ascendeu em triunfo para governar todo o universo em amor e glória; faz que todos os povos reconheçam a autoridade do seu reino. Mediante Jesus Cristo, nosso Senhor. Amém”.
Celebraremos a Ascensão no próximo domingo e nos prepararemos para o Dia de Pentecostes que será no domingo seguinte finalizando assim o tempo da Páscoa.
Que esta sexta semana da Páscoa prepare o nosso coração para viver integralmente o discipulado indicado pelo Senhor Jesus.
Jesus ressuscitou! Ressuscitou realmente!