quarta-feira, 3 de abril de 2013

2º Semana da Páscoa do Senhor
A Misericórdia do Ressuscitado
                                                                             João 20.19-31

                                                    




Na tarde da ressurreição o Senhor aparece aos Apóstolos e ministra a graça e os dons sobre suas vidas. Tomé não estava presente e perde a ministração do Senhor. Além de perder as graças do Senhor, Tomé age com incredulidade. O Jesus da Misericórdia aparece no segundo domingo da Páscoa e restaura a fé de Tomé. É a misericórdia do Senhor que nos reabilita. Cremos que, unicamente pela graça e misericórdia, somos salvos e capacitados para o serviço do Senhor.

I. Jesus ressuscitado ministra aos discípulos
Os discípulos estavam vivendo numa situação de medo por causa dos Judeus. Jesus aparece e ministra sobre os apóstolos: "Paz seja convosco!"(19).
O Senhor mostra as mãos e o lado com as marcas do sofrimento da cruz. Ao constatarem que era realmente Jesus a alegria tomou seus corações (20).
Jesus ministra novamente a paz e os envia da mesma forma que o Pai o enviou (21).
Para serem bem sucedidos na obra de Deus, o Senhor sopra sobre eles o Espírito Santo (22) e dá o poder de perdoar pecados (23).
Jesus nos capacita para a missão. Nunca faremos a obra de Deus sozinhos. Temos a direção, assessoria e poder do Senhor sobre nossas vidas. A misericórdia e a unção de Jesus nos seguirão (Sl 23.6).

II. Tomé perde a Bênção e age com incredulidade
Tomé não estava congregado e perde todas as graças do Senhor ressuscitado (24). Quando retorna a congregação os apóstolos testemunham que o Senhor Jesus apareceu (25).
A incredulidade de Tomé foi tão grande que ele disse: (25) “Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei”. O coração de Tomé estava duro.
Hoje o Senhor Ressuscitado aparece na congregação. Quando não congregamos perdemos as bênçãos de Deus, principalmente as ministradas através da Palavra e dos Sacramentos. A ausência na congregação gera  incredulidade. Deixamos de congregar e passamos a ter o coração dia a dia mais duro e insensível (Hb 10.25).

III. O Jesus misericordioso restaura a fé de Tomé
Depois de oito dias, estando Tomé presente, o Senhor aparece e ministra a paz novamente (26). Ele se dirige para o lado de Tomé e diz: (27) “Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente”.
Diante deste confronto e exortação Tomé apenas responde: (28) “Senhor meu e Deus meu!”.
Tomé viu e creu. Mas o Senhor Jesus diz: (29) “Bem-aventurados os que não viram e creram”.
A Divina Misericórdia restaurou a fé de Tomé. Foi uma ação da graça de Deus. Jesus aparece novamente por causa de Tomé.
Hoje o Senhor Jesus está dizendo: Não seja incrédulo, mas crente.
É a misericórdia de Deus que nos salva, nos santifica e que nos ajuda a caminhar fazendo sua vontade, mas a ação de Deus depende de uma resposta humana (Is 1.19).

Conclusão:
João termina dizendo que todos os sinais registrados no Evangelho são para que creiamos (31) que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhamos a vida em seu nome.
            Somos abençoados pela fé. Quando cremos abrimos espaço para a ação de Deus.
            A divina misericórdia do Senhor alcançou nossa vida. Assim como Jesus misericordioso apareceu para Tomé, Ele também se revela sobre nossa vida mostrando sua misericórdia e graça.
            Precisamos conhecer os Evangelhos para cremos em Jesus e termos vida em seu nome.