sábado, 20 de outubro de 2012


A Espiritualidade, o Poder e o Serviço
Marcos 10.35-45
 

Introdução:
            No Evangelho de hoje vemos os discípulos trabalhando pelo poder. Desejavam o poder político, pois acreditavam na glória terrena de Jesus em Jerusalém.
            Esta é uma busca da humanidade. Benjamin Disraeli dizia que  "todos amam o poder, mesmo que não saibam o que fazer com ele." 
            Os apóstolos não sabiam o que iria acontecer, mas independente disso, desejavam o poder. Contudo, o Senhor Jesus ensina a visão do Reino. A visão é servir, pois o próprio Filho do Homem não veio para ter vitórias políticas, mas para dar sua vida em resgate por muitos.
            Você já exerceu cargo de poder?
           
I. A Busca pelo poder
            Em Marcos 10.35-37, Tiago e João desejam o poder. Em Mateus 20.20,21, quem pede poder para Tiago e João é a própria mãe.
            A obcessão pelo poder está no instinto humano. Tiago e João, e também sua mãe acreditavam que Jesus fosse reinar em Jerusalém.
            O Evangelho de Marcos já havia apresentado três momentos onde Jesus fala de seu sofrimento e morte, mas eles permaneciam crendo que Jesus iria tomar o poder romano e estabelecer um poder político.
            É justamente este poder político que desejam.
            Parece que eles tinham certeza que Jesus não iria negar o pedido. Eles dizem: (35) "Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir". Jesus pergunta: (36) "Que quereis que vos faça?" (37) "Responderam-lhe: Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda".
            Estavam equivocados e desejam o poder. Procuram estar acima dos outros. Querem ser os melhores. Sentar a direita e a esquerda significa ser os mais honrados, respeitados e poderosos.
            Esta é a lógica do mundo: trabalhar para ser o mais honrado, respeitado e temido. É o esforço para conseguir o domínio sobre os outros.
            Ser discípulo de Jesus significa andar na contramão da lógica do mundo (Lc 22.27).
            Você é obcecado pelo poder?
                       
II. A Resposta do Senhor Jesus
            O Senhor Jesus é claro: (38) "Não sabeis o que pedis". Este é o pedido que Jesus não responde. É um pedido sem sabedoria e sem entendimento.
            Jesus pergunta: (38) "...Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado?" O Senhor está falando do sofrimento (cálice) e da vergonha da perseguição (batismo).
            Eles não entendem. Acham que é apenas mais um ritual. E respondem: (39) "Podemos". Jesus fala de sofrimento e martírio. Na verdade Tiago e João iriam sofrer muito pelo Evangelho, por isso o Senhor diz: (39) "...Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado".
            Na glória celestial o assentar-se à direita ou à esquerda de Jesus, não era competência de dele conceder, pois já estavam preparados para os escolhidos de Deus (40).
            A lógica do Reino de Deus é o serviço. Isso é contrário ao poder, a soberba e a ganância. Pedidos assim não são atendidos (Tg 4.2,3).
            Você já teve um pedido recusado por Deus?

III. A Visão do Reino
            Não apenas Tiago e João estavam atrás de poder temporal, mas os outros dez discípulos também. Desejam fazer este pedido, mas Tiago e João fizeram na frente, e eles ficaram indignados e cheios de inveja: (41) "Ouvindo isto, indignaram-se os dez contra Tiago e João".
            Os discípulos ainda não conheciam a visão do Reino de Deus. No mundo é assim, disse Jesus (42) "...os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade".
            Os discípulos vivem debaixo de uma outra lógica. Nossa visão é diferente: (43) "Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; (44)  e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo de todos".
            Todo esforço do discípulo deve ser para servir. Servir a Deus e ao próximo. Nosso modelo de serviço é o próprio Senhor Jesus. Ele disse que (45) "...o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos". A palavra resgate significa "pagar o preço" pela nossa salvação e libertação (Fp 2.8).
            Quais os benefícios do serviço a Deus e ao próximo?
Conclusão:
            O/a discípulo/a de Jesus aprende a solidariedade e o Serviço.
            Não importa a minha salvação pessoal apenas, preciso trabalhar para que Jesus venha resgatar outros.
            A lógica do reino não é eu ser servido ou ter poder sobre os outros, mas trabalhar para ser servo.
            Somos avaliados pelo serviço que prestamos em amor.
             "Onde reina o amor, não há vontade de poder, e onde domina o poder, falta o amor. Um é a sombra do outro." (Carl Gustav Jung).
            O que este estudo ministrou sobre sua vida?
            Como sair da busca pelo poder para uma busca pelo serviço?
            É fácil reconhecer uma pessoa obsecada pelo poder?
            Porque discipulado e poder não combinam?
            Precisamos do Poder de Deus (capacitação)  para vencer nossa sede de poder (domínio sobre os outros) e sermos verdadeiros servos de Cristo.