quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O Voto da ESTABILIDADE


O Voto da ESTABILIDADE
Recentemente uma revista secular apresentou uma matéria sobre a grande migração de evangélicos entre as igrejas. Pastoreio há quase 20 anos e tenho visto esta troca de denominação ser cada dia mais constante. Inclusive pastores e pastoras trocam de igrejas e abrem suas próprias denominações. A disputa e as rixas são sempre justificadas: “Foi obra do Espírito de Deus!”. Diante desta situação vemos um cristianismo carnal, raso e sem raiz.
A tradição Beneditina pode nos ajudar. Na Regra de São Benedito de Núrsia, encontramos três importantes votos: A Regra diz: “No oratório, diante de todos, prometa a sua estabilidade e conversação de seus costumes, e a obediência, diante de Deus...”.
Conversão de seus costumes: Bento exige pessoa convertida a Cristo e que esteja disposta a se converter todos os dias das ações erradas. A conversão é uma necessidade para o Monge. Muitos evangélicos trocam de igreja porque ainda não vivenciaram uma verdadeira conversão. Estão atrás de experiências, prosperidade ou emoções. Não criam vínculos porque inda tem vínculos com o pecado e com o mundo.

Obediência: O monge precisa estar disposto a obedecer a seus superiores e seus irmãos. Quem ainda não aprendeu a obedecer não pode ser monge. Infelizmente é a desobediência que provoca a migração desenfreada de evangélicos. Na maioria das vezes tem dificuldade em ser chamado a atenção. Não tem a graça de Deus para obedecer a sua denominação nem os conselhos do Evangelho.

Estabilidade: Pelo voto de Estabilidade, o monge se compromete a viver na comunidade de sua profissão durante toda a sua vida, até à morte.  É o primeiro elemento mencionado por Bento ao tratar da profissão monástica, porque o ascetismo da vida beneditina muito perderia de sua eficácia purificadora se o monge estive constantemente mudando de um mosteiro para outro, sem enfrentar as dificuldades que a maioria das vezes o próprio monge traz em si mesmo.
A Estabilidade é o voto de permanecer numa mesma comunidade, lugar que o monge ama e no qual se encontra com Deus. O monge acredita que Deus o chamou para viver num determinado mosteiro e para O servir em uma comunidade concreta. A Estabilidade manifesta também o desejo do monge e, consequentemente da comunidade monástica, de se viver sempre "estável" em Deus.
Este voto eu fiz com relação a minha denominação. Aos 24 anos de idade, já Metodista, eu e a minha esposa fizemos o Voto de Estabilidade. Não importa os rumos da igreja Metodista, eu estarei ali para glorificar a Deus, sendo testemunho do Senhor e cumprindo o meu voto de estabilidade, amando a Deus e ao próximo.
Este voto faz com que eu nunca olhe para outra denominação com o coração desejoso de mudar de igreja. Meu referencial é unicamente o Senhor JESUS.
Creio que este voto seria de grande valia se cada evangélico, diante do discernimento de Deus, pudesse ter coragem faze-lo.
Assim como o monge permanece para sempre em seu mosteiro, o cristão deveria permanecer para sempre em sua denominação que um dia Deus lhe colocou. Perde-se muito trocando de igreja ou criando novas denominações.
Creio que Wesley morreu Anglicano porque tinha em seu coração este voto. Com certeza ele lia e relia a Regra de São Bento e deve ter ficado maravilhado com este voto, quando aplicado para a fidelidade denominacional.
Amo o monasticismo, a espiritualidade, a liturgia, os movimentos valdenses e franciscanos. Posso ler autores pentecostais, católicos e ortodoxos, mas tenho um voto. Meu voto de estabilidade trouxe paz ao meu coração e me leva a cada dia mais caminhar na graça do Senhor JESUS, indo a Cristo e levando vidas a Cristo. Louvado seja o Senhor.
ordemevangelica@hotmail.com