segunda-feira, 1 de julho de 2013

Liturgia na Bíblia Sagrada

Liturgia na Bíblia Sagrada
Rev. Edson Cortasio Sardinha



A palavra “liturgia” no Antigo Testamento aparece mais ou menos 170 vezes na versão da Septuaginta (LXX) e é tradução dos verbos hebraicos SHERET e ABHAD, que significam “serviço prestado a alguém”, porém com esta diferença:
SHERET: Serviço de dedicação incondicionada por parte de um servo; e de confiança por parte do patrão.
ABHAD: Serviço honroso, trabalho de escravo. Este verbo deriva da palavra EHED = escravo, servo. (Liturgia no Antigo Testamento é marcada pelo espírito de escravidão e pela exterioridade cultual. (cf. Lv 24,1-9).
Porém, as duas palavras na Escritura Hebraica são usadas indiferentemente, seja para o “serviço” em sentido profano, como para o “serviço” em sentido religioso.
Na tradução da Septuaginta (LXX) tradução do Antigo Testamento para o grego feita no século IV Antes de Cristo, foram escolhidos termos técnicos para o uso profano e para o uso religioso.
Por exemplo: quando os dois termos se referem ao culto prestado a Javé pelos sacerdotes e levitas é usada a palavra LEITURGHIA, LEITURGHEIN; quando ao invés se refere ao culto prestado a Javé pelo povo a palavra era LATREIN, DULIA.
Na intenção dos LXX, a palavra “liturgia” é o termo técnico para indicar o “culto levítico”, ou seja, uma forma cultual fixada por um “liturgo” (livro da lei). Esta palavra liturgia exprime e engloba: a ação do culto, através do qual serve-se a Deus e somente a Ele, na sua “tenda”, no seu “templo” e sobre o seu “altar”; a unidade de um culto, o qual sendo destinado a Javé, único Deus verdadeiro, e também único na sua realização. (Segue-se à risca a prescrição da lei...). A “liturgia” é marcada, portanto, pelo espírito de escravidão (Lv 23).
Em sentido profano “Os magistrados são ministros (leiturghoi) de Deus” ( Rm 13,6). “Os pagãos têm participação dos bens espirituais dos judeus. Por isso devem assistir-lhes com as coisas materiais” ( Rm 15,27).
            “Assistiu-me em minhas necessidades (Leiturghoi) e arriscou a própria vida para prestar-me serviços” (Fl 2,25-30).
            “Arrecadar esmolas para os cristãos de Jerusalém é prestar “liturgia” aos “irmãos”(2Cor 12).
Em Hebreus 1,7-14 fala-se de “liturgia”. Deve ser entendido não em sentido cultual, mas de serviço que os Anjos prestam a Deus em favor dos homens.
Em sentido ritual sacerdotal: “Serviço de Zacarias no templo de Jerusalém” (Lc 1,23) Cristo o “liturghista” do verdadeiro santuário, realiza uma liturgia superior.
Liturgia e Liturghista, embora se referindo a Cristo, são comparações do Sumo Sacerdote judeu (Hb 8,2.6). Os objetos litúrgicos do culto hebraico (Hb 9,21).
Comparação entre a repetição diária da liturgia judaica e a única liturgia de Cristo (Hb 10,11).
Em sentido de “Culto Espiritual”, Paulo declara-se “Ministro-liturgista de Cristo” (Rm 15,26).
Paulo declara-se pronto... “sobre o sacrifício e a liturgia de vossa fé”. É novamente o sentido cultual-sacerdotal, na linguagem técnica do Antigo Testamento.
Em sentido de Culto-Ritual-Cristão “Enquanto celebravam o culto do Senhor (a liturgia)... É o único texto do Novo Testamento no qual podemos entrever o que virá a ser a liturgia cristã, como o culto dos cristãos a Deus (At 13,2).
Liturgia é o Serviço comunitário de Culto a Deus. Nosso Culto ao Senhor é um serviço sagrado, especial e possível mediante Jesus Cristo que é nosso Templo e nosso sacrifício. Ele é o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo e abre o caminho para a presença do Pai.
O culto só é possível mediante Jesus Cristo e só pode ser prestado ao Deus trino.
Nunca podemos cultuar a mortos ou a santos. Cultuamos somente o Senhor.

Ao Senhor toda a Glória!