sábado, 20 de agosto de 2011

Leitura Orante da Bíblia

Leitura Orante da Bíblia
A leitura orante da Bíblia é uma leitura atenta e proveitosa da Bíblia e deve estar marcada, do começo ao fim, por uma atitude interpretativa que compreende três passos básicos: leitura (1 capítulo da Bíblia ou mais), meditação e oração. Esses três aspectos sempre foram a espinha dorsal da Leitura Orante, culminando na Contemplação. Cada passo deve ser anotado num caderno separado para esse fim.

1. O que o texto diz? Leitura: conhecer, respeitar, situar.
Antes de tudo, você deve ter a preocupação de investigar: “O que o texto em si diz?”. Isso exige silêncio. Dentro de você, tudo deve silenciar, para que nada o impeça de escutar o que o texto significa e para que não aconteça de você levar o texto a dizer só aquilo que quer escutar.
Prática: Escreva algumas linhas no caderno de leitura Orante da Bíblia: O que o texto diz.
Ex: Salmo 23 – O texto fala da experiência de Davi em ver Deus como um pastor de verdade. Fala também de que sempre ele poderá contar com a misericórdia e a bondade de Deus em toda a sua vida.

2. O que o texto me diz? Meditação: ruminar, dialogar, atualizar.
Você deve ter sempre a preocupação de se perguntar: “O que o texto diz para mim?”. Neste segundo passo, você entra em diálogo com a Palavra, para que o sentido se atualize e penetre sua vida. Como Maria, rumine o que escutou (Lc 2,19.51) e assim descobrirá que “a Palavra de Deus está muito perto de ti: está na tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática” (Dt 30,14).
Prática: Escreva algumas linhas no caderno de leitura Orante da Bíblia: O que o texto diz para mim.
Ex: O texto me diz que devo ter Deus como um pastor. Ele cuida de mim. Ele me sustenta e me protege. Em Deus em tenho o consolo de saber que a sua misericórdia me seguirá sempre.

3. O que eu digo a Deus? Oração: suplicar, louvar, recitar.
Você deve a todo tempo procurar descobrir: “O que o texto me faz dizer a Deus?”. É a hora da prece, o momento de vigiar em oração. Até agora, Deus estava falando para você; chegou a hora de você responder a Ele.
Prática: Escreva no caderno de leitura orante da Bíblia: O que eu digo a Deus. Como oro a Deus hoje me comprometendo e me consagrando.
Ex: Senhor. Me ajude a confiar em ti. Estou sofrendo na empresa. Preciso ver o Senhor hoje como o meu pastor. Estou num vale da sombra da morte na área financeira e espiritual. Me sustenta. Vou te seguir. Vou te buscar. Vou ouvir sua voz, pastor da minha vida. Em Nome de JESUS. Amém.